Milium

Categorias

Passo a passo para fazer Sushi

Categoria: Receitas

A culinária japonesa já conquistou o paladar de muitos brasileiros. Bem por isso, está presente dos restaurantes à la carte aos famosos buffets. Hoje em dia, principalmente nas grandes cidades, é muito difícil encontrar, alguém que nunca tenha provado esse prato. E se você é um dos que provou e se apaixonou por comida japonesa, confira o passo a passo que criamos para aprender como fazer Sushi.

Sushi e suas principais variações

Existem muitas variações de sushi, mas sabendo que eles se diferem especialmente pelo modo de preparo podemos separá-los em duas categorias, moldados e enrolados.

Os que são moldados à mão, recebem o nome de Nigiri, que é o sushi que se parece com um bolinho de arroz com uma fatia de peixe em cima. Já os enrolados tem uma variedade maior, porém os três principais  são: Hossomaki, Uramaki e o Temaki. 

Primeiramente vamos ao Hossomaki (Maki=rolo e Hosso=fino) que é aquele sushi que mais comum, com uma alga marinha por fora, o arroz e um recheio no centro. 

Depois vem o Uramaki, que é um sushi invertido, pois o arroz fica por fora e a alga e o recheio no centro.

E por último, mas não menos importante, o Temaki. Ele tem o formato de um cone de alga, recheado com arroz e um complemento (geralmente peixe e pepino). 

Adivinhe qual nós vamos fazer juntos…

Passo a passo para fazer Hossomaki

Ingredientes

  • Arroz para Sushi
  • 3 xícara (chá) de Água
  • 1/4 xícara ((café) de vinagre de arroz
  • 2 colher (sobremesa) de açúcar
  • 1 colher (café) de sal
  • 2 xícara (chá) de arroz japonês

Para montar o Sushi

  • Manga fatiada
  • Pepino japonês em tiras
  • Folhas de nori-algas
  • Raiz forte
  • Kani

Modo de Preparo

  • Primeiramente, deixe o arroz de molho por 30 minutos, depois lave bem até a água ficar cristalina.
  • Na sequência, coloque no fogo com tampa até secar e ficar bem inchado, em seguida misture o vinagre o sal e açúcar, até dissolver bem.
  • Acrescente o arroz ainda quente em uma bacia plástica e vá despejando devagar a mistura de vinagre mexendo com movimentos rápidos.
  • Feito isso, coloque a esteirinha de frente para você e disponha uma folha de alga sobre ela, deixando um espaço livre de um centímetro, nas extremidades da esteira.
  • Após, pegue pequenas porções de arroz, espalhe sobre a alga e  sobre o arroz coloque fatias kani, umas tirinhas de pepino, manga e um pouquinho de raiz forte.
  • Por fim, enrole apertando com cuidado para dar um formato uniforme e corte os sushis com 1,5 cm de altura.

Acertou quem respondeu Hossomaki, afinal é sempre melhor começar pelo mais simples. Assim você vai aperfeiçoando e para se sentir o próprio Sushiman, confira a linha completa de Sushi da Milium. Uma comida japonesa servida em acessórios como esses não há quem resista. Experimente!

Confira outros conteúdos

Crianças preparadas para o retorno às aulas, carregando mochilas e lancheiras coloridas
A volta às aulas é o momento perfeito para reorganizar a rotina e garantir lanches saudáveis e práticos para as crianças. Este blog post traz receitas simples e nutritivas, como smoothies de frutas, sanduíches naturais de frango com cenoura e muffins de legumes. Além disso, são apresentadas dicas úteis para armazenar e transportar os alimentos de forma eficiente, utilizando lancheiras térmicas e potes organizadores. Com essas sugestões, é possível tornar o retorno às aulas mais saboroso e nutritivo, promovendo uma alimentação equilibrada durante todo o ano letivo. Envolver os pequenos no preparo dos lanches também estimula hábitos saudáveis e criativos. Não esqueça de conferir os itens essenciais para a volta às aulas, disponíveis nas lojas ou no site da Milium.
Saiba como fazer um Salpicão de frango delicioso para a Ceia de Natal
No Brasil, o salpicão de frango é um tipo de salada, conhecido pela mistura de legumes, frutas e carne de ave desfiada e tradicionalmente servido nas ceias de Natal e Ano Novo, em vários estados do país. Existem variações da receita em torno dos ingredientes citados, sendo basicamente composto de frutas como abacaxi, cereja, maçã […]
Cafeteiras diferentes: italiana e francesa
O café é uma paixão mundial e existem diversas formas de prepará-lo. Em algum momento, você já deve ter ouvido falar ou viu as cafeteiras francesa e italiana por aí. Hoje vamos falar mais sobre elas, explicando as diferenças de preparo e como utilizá-las da forma correta para uma experiência muito diferenciada para quem, assim como nós, também ama um bom cafezinho. Conheça agora!