Que tal deixar a sua casa em um clima ainda mais verão? Se você é daquelas pessoas que adora pegar conchinhas na praia, mas depois não sabe o que fazer com elas, vai amar essa ideia! Vamos te ensinar a montar uma cortina de conchinhas, em um passo a passo completinho.
A peça pode ser utilizada para dividir ambientes ou apenas como item decorativo. Para você se inspirar, separamos alguns exemplos abaixo.
Lindo, não é mesmo? 😍 Para montar uma cortina como esta é super fácil. Você vai precisar de itens simples e, é claro, muitas conchinhas!
Você vai precisar de:
- pregos
- martelo
- fita métrica
- fios de sisal ou nylon
- tesoura
- miçangas (opcional)
Passo 1: Escolha as conchinhas
A beleza, a sutileza e o encanto da sua cortina vai depender do tipo de conchinhas que você escolher. Como sabemos, existe uma variedade imensa de tamanhos e cores, basta escolher as suas preferidas.
Você pode criar um projeto com conchinhas coloridas (pretas, brancas, rosadas, amarelas e multicoloridas) ou uma cortina monocromática, com conchinhas todas pretas ou todas brancas, por exemplo.
Passo 2: Escolha o local ideal para a cortina de conchinhas
A sua cortina pode ser instalada em portas e janelas, como uma sutil divisão de espaços. Também pode ser instalada em bancadas, paredes ou em locais com intensa circulação de pessoas.
Além disso, a cortina que vamos te ensinar também pode ser utilizada como objeto decorativo, sendo instalada em uma área de relaxamento ou na cabeceira da cama, por exemplo.
Para instalar a cortina de conchinhas em uma porta ou janela, você vai escolher uma base para colocar os pregos onde será pendurado cada componente. Com o auxílio de um martelo, posicione os pregos no caixilho da porta ou janela com um espaçamento de 3cm entre cada um. Ao posicionar o prego, não perfure a parede até o final, deixando um espaço onde o barbante da cortina será amarrado.
Passo 3: Meça o comprimento da cortina de conchinhas
Para saber o comprimento no qual você deve cortar os fios de sisal ou de nylon, é só medir a distância entre os pregos e o chão ou a altura de sua janela. O comprimento de cada fio pode ser o mesmo ou você pode criar um efeito irregular, cortando fios de diferentes tamanhos. Tudo vai depender do tipo de efeito que você quer.
Passo 4: Furando as conchinhas
Para permitir que as conchinhas passem pelo fio, você precisará furá-las. Com um prego e um martelo, bata delicadamente na parte interna da conchinha, até que o prego faça uma perfuração bem pequena. A partir daí, vá rosqueando o prego até que ele passe para o outro lado.
Como a conchinha é feita de um material frágil, é preciso delicadeza e paciência nesta etapa. Aos poucos, você terá todas as suas conchinhas furadas e estará pronto para montar a cortina.
Passo 5: Hora da montagem
Primeiro faça um nó em uma das extremidades do fio e passe a primeira conchinha. Certifique-se de que a conchinha não passa pelo nó. Se estiver tudo ok, dê um espaçamento de 3cm a 5cm e faça um novo nó, adicionando mais uma conchinha e assim sucessivamente.
Entre cada conchinha você pode adicionar miçangas coloridas ou deixar um espaço vazio, criando um efeito minimalista. Se você estiver usando búzios, não precisa fazer o nó entre as conchinhas, já que as peças se encontram formando um belíssimo efeito.
Depois de repetir o processo com todas as linhas e conchinhas, basta amarrar ponta do fio no prego que você instalou no caixilho. Quando todos os elementos estiverem instalados, a cortina cria um efeito leve e belíssimo, que é a cara do verão.
Quer saber onde encontrar todos os produtos que você precisa para montar essa cortina de conchinhas super prática e linda? É só passar na Milium! Das ferramentas mais básicas a acessórios super diferentes, por aqui você encontra tudo o que precisa.