Milium

Categorias
Coronavírus: cuidados para sua proteção e da sua família

Coronavírus: cuidados para sua proteção e da sua família

Categoria: Dicas

Em 31 de dezembro de 2019, A OMS (Organização Mundial de Saúde) emitiu o primeiro alerta para uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan, metrópole chinesa com 11 milhões de habitantes. Foram, então, adotadas medidas como isolamento de pacientes e realização de exames para identificar a origem da doença. No dia 9 de janeiro, análises da sequência do vírus realizadas por equipes chinesas comprovaram que os casos de pneumonia surgiram de um novo coronavírus, um tipo semelhante ao da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars). E no dia 20 de janeiro, o contágio entre pessoas foi confirmado pelo cientista chinês Zhong Nanshan. De lá para cá, a quantidade de casos ultrapassou fronteiras e chegou também ao Brasil e na nossa cidade. À medida que crescem os números de infectados e de mortes, a preocupação com os cuidados necessários para se proteger do coronavírus aumenta.

A melhor atitude, então, é se informar sobre as formas de prevenção desta pandemia. Neste conteúdo, você vai conferir quais são os cuidados que você precisa ter para se proteger do coronavírus e manter ele longe da sua família. Continue lendo!

Crianças lavando as mãos

O que é o coronavírus?

O coronavírus é uma família de vírus, que segundo cientistas, têm um formato parecido com uma coroa. Ele se manifestou pela primeira vez em 1937 e recentemente foi identificado um novo tipo de coronavírus.

Por causar graves infecções respiratórias, o vírus ficou conhecido pela sigla SARS (Severe Acute Respiratory Syndrome ou Síndrome Respiratória Aguda Grave, em tradução livre).

Coronavírus: cuidados para sua proteção e da sua família

Quais são os sintomas do coronavírus?

  • Febre;
  • Espirros;
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Falta de ar.

O coronavírus pode causar infecções respiratórias desde um simples resfriado até uma pneumonia severa, de acordo principalmente com a idade e a imunidade. Ele pode facilmente ser confundido com uma gripe,  por isso o ideal é procurar um médico assim que os sintomas se manifestarem, ainda mais se você fez uma viagem recente para algum dos lugares onde o vírus se alastrou ou teve contato com alguém que tenha chegado a pouco.

Como ocorre a transmissão do coronavírus?

O número de infectados tem aumentado diariamente, então a melhor coisa a fazer é entender quais são as formas de contágio para se prevenir. Veja como o coronavírus é transmitido:

  1. contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  2. tosse;
  3. espirro;
  4. contato com secreções respiratórias.
Homem tossindo no ônibus

Qualquer pessoa que se aproxime um metro de uma pessoa infectada corre o risco de ser contaminada com a infecção, da mesma forma ao tocar objetos ou superfícies contaminadas e levar a mão à boca, nariz ou olhos.

Quais cuidados que você ter para se proteger do coronavírus?

Confira principais ações que você deve ter no dia a dia para se proteger e começar a praticar agora mesmo, para manter a sua família saudável:

  1. lave as mãos frequentemente com sabão ou álcool;
  2. use máscaras de proteção principalmente em lugares públicos ou quando for falar com alguém;
  3. verifique sua temperatura regularmente, considera-se febre acima de 37,8°;
  4. fique em casa ou ao menos evite grandes multidões;
  5. nunca toque seu rosto com as mãos sujas;
  6. mantenha os ambientes ventilados;
  7. não compartilhe objetos de uso pessoal.
Higiene das mãos

Fiquei resfriado, cuidados para se proteger do coronavírus

Como os sintomas são praticamente os mesmos de gripes ou resfriados, a prevenção também deve ser feita, porém com algumas particularidades. Confira algumas dicas sobre os cuidados necessários para se proteger do coronavírus e também para saber como proceder caso você ou algum familiar venha a ficar doente:

1- use máscaras de proteção em lugares públicos ou quando for conversar com alguém;

2-  use lenços de papel ao tossir ou espirrar,e em seguida, jogue-os no lixo;

3-  na falta dos lenços, cubra a boca e o nariz utilizando o braço;

4- evite cumprimentos com abraços, apertos de mão e beijos;

5- evite visitas e qualquer tipo de aproximação física caso esteja gripado;

6- limpe e desinfecte  superfície e objetos tocados com frequência.

Mesmo sem haver tratamentos específicos para o vírus, a maioria das pessoas contaminadas evolui para a cura. Mas o tratamento para as doenças causadas pelo vírus, por enquanto, ainda é o de suporte, ou seja, o foco é tratar os sintomas da infecção, como a febre e a tosse. 

Então, o que nós da Milium recomendamos é  agir com consciência para juntos cessar essa pandemia. Agora que você já sabe como se prevenir do coronavírus, fique atento e aplique as ações de prevenção na sua rotina e da sua família!

Confira outros conteúdos

Benefícios da manutenção elétrica
A rede elétrica pode ser considerada o coração da sua casa, pois ela será responsável pelo funcionamento de todos os seus itens eletroeletrônicos. Tanto se você adquirir um imóvel usado ou mesmo para reparos no seu lar atual, existem vários benefícios para uma manutenção elétrica preventiva. Confira agora no nosso post de hoje!
Tipos de ventiladores e suas utilizações
O ventilador é aquele eletrodoméstico que costuma ter uma maior economia de energia, sendo bem versátil na sua utilização devido aos seus diferentes modelos. E será que você conhece todos eles para saber qual é o mais adequado para a sua utilização? Conheça aqui!
Refresque o seu verão com as frutas da estação
Todo mundo sabe que as frutas são importantíssimas para uma alimentação saudável, sobretudo no verão. Tradicionalmente, a gente costuma consumi-las puras ou então em uma salada de frutas, mas hoje vamos te contar várias outras possibilidades, principalmente com as frutas da estação e suas respectivas características. Conheça agora!