Você sabe de onde surgiu essa história de ter uma mesa para brunch? Então se prepara que vamos te dar um resumo.
A gastronomia e o poder de uma boa receita têm tradições milenares. Desde a pré-história, o homem se alimenta e faz da comida um fator importante para a sobrevida de comunidades inteiras.
Surpreendentemente, isso não mudou muito, e em todo o mundo as pessoas se reúnem em volta da mesa, seja para confraternizar em família ou jogar conversa fora com amigos.
Porém, o cardápio muda conforme a cultura, mas o prazer de estar saboreando diversas delícias não tem preço.
Foi assim que surgiu o brunch – provavelmente você já ouviu falar no termo. A refeição surgiu na Inglaterra, no fim do século XIX, e mescla café da manhã (breakfast, em inglês) e almoço (lunch, em inglês).
Em terras tupiniquins, o brunch acontece tradicionalmente entre 10 e 11 horas da manhã e é servido aos fins de semana ou festividades. Exemplos: casamentos, batizados e até eventos corporativos. Normalmente, o estilo “buffet” é o mais visto nestas ocasiões, mas também há o formato “coquetel”, no qual os convidados são servidos por garçons.
Como montar a mesa de brunch?
Como se trata de uma ocasião informal, muitos brunchs no Brasil dispensam os garçons e investem em uma linda mesa principal e mesas secundárias para os convidados.
Antes de tudo, você deve começar organizando a mesa e utilizando os acessórios necessários para garantir muita praticidade e funcionalidade aos convidados. Pode ser em um lugar arejado e descontraído, dentro de uma área interna ou externa.
Por exemplo: em uma mesa, você pode colocar todas as comidas que compõem a refeição e em um buffet ou aparador ficam os aparelhos para servir, como xícaras, talheres, jarras e mais!
Os estilos das mesas de brunch também são bem importantes. Portanto, invista em uma boa toalha, utilize boas louças com tons poucos chamativos (nada de usar utensílios descartáveis) e não se esqueça de utilizar guardanapos de tecido e talheres. A cereja do bolo pode ficar por conta dos arranjos florais que de alguma forma se harmonizam com o restante da decoração.
De uma forma geral, os tons pastéis combinam bastante com esta ocasião e deixam a harmonização da mesa de brunch muito delicada – nem é preciso dizer que as mesas para os convidados, também seguem a mesma ideia – com um cuidado especial para os arranjos, que não pode atrapalhar a conversa entre os convidados e nem ter um cheiro demasiado que possa comprometer os aromas e sabores durante a refeição.
O que servir em um brunch?
As comidas são as grandes protagonistas desta grande ocasião e não podem faltar!
Então faça a melhor mescla de café da manhã e almoço, trazendo à mesa um cardápio bem variado, como: frutas, ovos mexidos, panquecas, geleias, folheados, alguns tipos de salgados, bolos, pães, iogurtes, sucos, cafés e até mesmo alguns tipos de bebidas alcoólicas, como espumantes e vinhos com sabor mais leve e delicado.
Produtos que não podem faltar
Alguns produtos podem ajudar a compor a mesa de brunch, trazendo mais praticidade para a ocasião e deixando mais bonita. Por exemplo: uma tábua para queijos e acessórios para frios. Aposto que vais ganhar uns pontinhos com os convidados!
E já sabe, precisou de utensílios e itens para a mesa posta, você pode sempre contar com a Milium.
Aqui, você encontra diversos itens decor e gourmet e o melhor, com precinhos que vão deixar o seu brunch ainda mais gostoso!
Aproveite!
Assuntos que você pode gostar: