Milium

Categorias

Principais tipos de pisos: vantagens e desvantagens

Para realizar uma construção ou reforma é fundamental conhecer os tipos de pisos e suas vantagens/desvantagens.

Afinal, a seleção vai influenciar diretamente na praticidade da limpeza, na temperatura do ambiente e na decoração da sua casa.

Portanto, confira abaixo a seleção dos principais tipos de pisos disponíveis no mercado e suas características:

Piso cerâmico

  • Vantagens: 

O piso cerâmico é muito resistente e fácil de limpar, podendo assim receber grandes quantidades de água e diversos tipos de produtos de limpeza.

Sendo ideal para ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas e áreas de festa. Assim, com uma boa instalação pode durar anos e anos sem precisar ser substituído.

Outra vantagem é o preço. Pois a cerâmica é um material acessível comparada aos outros pisos, além de ser fácil de instalar, o que também ajuda a diminuir o custo da mão de obra. 

  • Desvantagens:

É bastante escorregadio, principalmente quando está molhado. Se for cerâmica de baixa qualidade, pode acabar lascando e se o piso não for instalado em uma superfície perfeitamente lisa, pode vir a rachar com o tempo. Por ser um piso frio, não traz conforto térmico como a madeira.

Piso de porcelanato

  • Vantagens:

O piso de porcelanato também é um tipo de piso cerâmico, embora seja mais nobre. Ele chama atenção pelo acabamento polido que traz brilho e deixa o visual da casa mais sofisticado. Com fácil aplicação, ele pode ser instalado em qualquer ambiente.

  • Desvantagens:

Pouco prático, é muito suscetível a marcas, arranhões e manchas, por isso exige um cuidado maior dos moradores no dia a dia e na limpeza. Também não oferece conforto térmico. 

Piso laminado

  • Vantagens:

O piso laminado é ótimo para quem busca uma obra de baixo custo com aplicação rápida e fácil. É um material prático, simples de limpar e não arranha com facilidade.

Ideal para quartos e salas, funciona como um ótimo isolante térmico e acústico. Aliás, seu visual imita madeira, deixando os ambientes mais aconchegantes.

Desvantagens:

Não é resistente à água e não deve ficar em ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas, assim como em ambientes internos exposto diretamente ao sol.

Piso de taco

  • Vantagens:

O piso de taco é resistente, possui alta durabilidade e, certamente com os cuidados certos, não mancha. É hipoalergênico e mantém a temperatura amena. Na decoração, traz um visual clássico, estiloso e aconchegante.

  • Desvantagens:

Sua instalação é demorada e a limpeza deve ser feita com cuidado, com produtos certos para madeira e sem água em excesso.

Piso vinílico

  • Vantagens:

O piso vinílico também imita madeira e apresenta diversas opções de tons. É bastante econômico e fácil de aplicar, sem sujeiras.

O dia a dia também é prático, pois o piso não acumula poeira e para limpá-lo, basta passar um pano úmido. O material é isolante acústico, como resultado temos uma diminuição nos ecos de sapato no piso e outros ruídos.

  • Desvantagens: 

O vinil risca mais facilmente, por isso que demanda um cuidado especial na hora de varrer, caminhar de salto, arrastar móveis, etc.

Outro porém é sua durabilidade, menor que os outros tipos de pisos. Dessa forma, o revestimento deve ser trocado dentro de 15 anos, em média.

Piso de cimento queimado

  • Vantagens:

O piso de cimento queimado é altamente resistente. Além disso, é ideal para quem procura uma obra rápida, pois sua aplicação é superprática.

Outra vantagem é a versatilidade: pois pode ser usado tanto em ambientes internos como externos e possibilita a escolha de diferentes cores, dando um visual moderno ao projeto.

  • Desvantagens: 

É bastante gelado e fica escorregadio quando molhado.

Exige aplicação de resina com base acrílica em cima da massa ainda úmida para maior durabilidade. Portanto, se ele não for impermeabilizado, corre o risco de ficar manchado pelo contato com líquidos. 

E agora, você se sente mais preparada(o) para escolher o piso ideal?

Lembre-se que o piso ideal é aquele que se encaixa melhor no seu projeto. Principalmente pelo ambiente em que você deseja aplicá-lo, do seu orçamento e do tempo disponível para a reforma.

E antes de tudo, procure um profissional de sua confiança para te ajudar a escolher a melhor opção. Certamente vai te poupar tempo e dinheiro!

Aproveite!

Assuntos que você pode gostar:

Confira outros conteúdos

Vai pintar? Escolha os pincéis ideais para cada tipo de material
Ficou na dúvida de qual pincel é o ideal para o trabalho que você quer fazer? Fica tranquilo que a gente vai te ajudar na escolha. Antes de tudo, explicando sobre as cerdas e, depois, dando dicas sobre o tamanho dos pincéis. Partiu conferir? Cerda Preta Os pincéis de cerda preta são ideais para situações […]
Principais tipos de brocas
A furadeira é uma das ferramentas essenciais para montar o seu kit doméstico ou profissional. Apesar de proporcionar uma grande versatilidade para os mais diferentes tipos de perfurações, é muito importante utilizar o tipo correto de broca, de acordo com cada material ou superfície que você irá utilizá-la.
Ferramentas indispensáveis para fazer reparos em casa
Para você que está pensando em reformar, mudar de casa, apartamento ou simplesmente fazer aqueles famosos reparos, confira quais são as ferrametas fundamentais para fazer esses trabalhos. Reparos: quem nunca? A pia entupiu, o chuveiro queimou, porta do armário despencou. Às vezes parece que tudo resolve acontecer ao mesmo tempo, não é mesmo? Por isso, […]