Milium

Categorias

6 dicas para pintar a casa no inverno

Pintar a casa no inverno, pode? Com tinta e os acessórios certos, tanto pode quanto deve! Confira 6 dicas para garantir que a pintura da sua casa fique perfeita, faça chuva ou faça sol.

Na hora de pintar a casa é comum surgir uma certa insegurança em relação a produtos, acessórios e até sobre o clima. Se você é uma das pessoas que acredita que não é recomendado pintar a casa no inverno ou em dias de chuva temos uma boa notícia: você não precisa mais esperar pelo sol para mudar as cores da sua casa. Veja abaixo as dicas que selecionamos para tirar as suas dúvidas.

1- Fique de olho na umidade relativa do ar

Na verdade não é chuva ou o sol que define o dia ideal para a pintura. As grandes marcas fabricantes de tintas recomendam que se evite pintar a casa quando a  umidade relativa do ar for superior a 85% e a temperatura esteja abaixo de 10º ou acima de 40º. Por isso é importante acompanhar a previsão do tempo pela internet ou TV, para depois dar a primeira pincelada de tinta.

2- Escolha produtos de qualidade para pintura

Para pintar a casa no inverno é importante comprar primers e tintas próprios para condições úmidas. Evite os produtos à base de solventes, prefira os que são à base de látex e tintas resistentes ao mofo como a Tinta Metalatex Antimofo. Ela é indicada para qualquer ambiente sujeito a umidade. Sua fórmula inovadora possui um poderoso antimofo e  aditivos especiais que permitem um desempenho melhor em dias mais frios.

3-  Mantenha a ventilação adequada ao pintar uma área fechada

Seja em ambiente interno ou externo, o tempo de secagem da tinta além da umidade depende também do número de demãos aplicadas. Em dias em que a temperatura está favorável, um produto à base de água seca em 30 minutos, mas a cura total (a secagem completa) leva cerca de 20 dias. Já em dias chuvosos, não há uma previsão exata, mas com certeza demora um pouco mais. Portanto é preciso manter a ventilação adequada ao pintar uma área fechada. Para acelerar a secagem, você pode abrir as janelas e usar ventiladores. 

4. Evite comprimir o rolo de pintura contra a parede

Especialistas em pintura, indicam que a pressão deve ser equilibrada ao segurar o rolo para liberar a tinta. Se você comprimir demais, o líquido pode escorrer e prejudicar o acabamento.

5. Em caso de danos, retoque a pintura

Quando a última demão tiver sido aplicada há mais de 24 horas (ou seja, estiver completamente seca), se a coloração da tinta for muito intensa ou se o acabamento for brilhante, passe uma nova demão na parede toda. Assim, você terá um resultado muito melhor.

6. Tenha produtos indicados para a limpeza de rejunte

Nada de pintar o rejunte, porque com o tempo a tinta tende a descascar. Para manter o rejunte limpo, providencie produtos específicos e detergentes biodegradáveis. O uso de escova com cerdas plásticas também ajuda na remoção da sujeira e restos de tinta, para que a pintura fique impecável.

Além dessas dicas, saiba que na Milium você encontra tudo em tintas e também em  acessórios para pintura como:  pincel, rolo de lã, pistola de pintura, escada. Vale a pena passar em uma das nossas lojas para conferir todas as ofertas antes da primeira demão.


Confira outros conteúdos

Vai pintar? Escolha os pincéis ideais para cada tipo de material
Ficou na dúvida de qual pincel é o ideal para o trabalho que você quer fazer? Fica tranquilo que a gente vai te ajudar na escolha. Antes de tudo, explicando sobre as cerdas e, depois, dando dicas sobre o tamanho dos pincéis. Partiu conferir? Cerda Preta Os pincéis de cerda preta são ideais para situações […]
Principais tipos de brocas
A furadeira é uma das ferramentas essenciais para montar o seu kit doméstico ou profissional. Apesar de proporcionar uma grande versatilidade para os mais diferentes tipos de perfurações, é muito importante utilizar o tipo correto de broca, de acordo com cada material ou superfície que você irá utilizá-la.
Ferramentas indispensáveis para fazer reparos em casa
Para você que está pensando em reformar, mudar de casa, apartamento ou simplesmente fazer aqueles famosos reparos, confira quais são as ferrametas fundamentais para fazer esses trabalhos. Reparos: quem nunca? A pia entupiu, o chuveiro queimou, porta do armário despencou. Às vezes parece que tudo resolve acontecer ao mesmo tempo, não é mesmo? Por isso, […]