Milium

Categorias

Como reformar móveis em apenas 5 passos

Que tal dar uma repaginada naquele criado mudo ou naquela mesinha de centro antiga que você tem em casa? Preparamos este conteúdo para ensinar você como reformar móveis em apenas 5 passos. Confira!

Homem com pincel pintando cadeira

Geralmente esses móveis são feitos de compensado ou MDF revestidos com aquele acabamento laminado, brilhante. Sendo assim, a melhor maneira de repaginá-los é pintando. Afinal, o resultado é imediato e seguindo o nosso passo a passo você mesmo pode fazer. 

Você vai precisar de:

  • Lixa ou lixadeira;
  • Luvas;
  • Pano de limpeza seco;
  • Tinta para fazer a base;
  • Tinta Acrílica ou Spray;
  • Pincel;
  • Rolo de pintura.

Passo a passo: como reformar móveis

1.Prepare o móvel para reforma

A primeira coisa que você deve fazer para reformar móveis é preparar a peça. Seja de MDF, compensado ou outros tipos de madeira, o passo um sempre vai ser lixar. Quanto mais rústica for a madeira, mais você deve lixar, pois a lixa serve para tirar as farpas e deixar a superfície uniforme. 

Homem com lixa na mão para reformar móveis

Ainda que os móveis em MDF já tenham uma superfície lisa é preciso lixar para não comprometer a pintura, pois a parte lisa de verniz ou do revestimento atrapalha a fixação da tinta nova. Então, para garantir que a sua reforma deixe o móvel com cara de novo, só pare de lixar a peça quando ela estiver bem fosca e siga para o próximo passo.

Remova o pó e prepare o ambiente

Com um pano seco, remova todo o pó da superfície do móvel. Essa limpeza irá garantir que depois de pintado seu móvel fique com cara de que acabou de chegar da loja. Em seguida, cubra o chão com jornal para evitar pingos de tinta no chão e garanta que o espaço seja aberto ou ventilado para começar a pintar.

Pano seco para remover o pó da superfície do móvel

3.Passe uma tinta base

De modo geral, para ter uma pintura duradoura, é preciso passar uma tinta base para a pintura. Esse procedimento ajuda a diminuir a quantidade de mãos necessárias para conseguir um resultado bonito e previne futuros descascamentos no seu móvel. Lembre-se de usar a tinta de base da mesma marca da tinta colorida, porque sendo usadas juntas o resultado tende a ser melhor do que misturar marcas diferentes.

Mulher com pincel pintando a cadeira

4.Escolha a tinta de sua cor preferida e mãos à obra

Antes de escolher a tinta, considere o lugar que você vai deixar o móvel. Por exemplo, se o móvel for para área de festas (ambiente externo), utilize a tinta esmalte sintético a base de óleo (com rolinho ou tinta em spray). Já se a peça vai ficar no seu quarto (ambiente interno), você pode escolher tanto a tinta esmalte sintético como a tinta acrílica, pois dentro de casa não requer tanto cuidado.

5.Passe quantas demãos forem necessárias

O último passo para reformar seus móveis é dar duas ou três mãos de tinta sem pressa, para que a cobertura fique boa. Também é muito importante deixar a tinta secar entre uma e outra demão e seguir as instruções do fabricante.

Mulher pintando móvel

Em peças pequenas ou com muitos detalhes, tinta spray pode ser a sua melhor escolha. Mas se você optar pela tinta acrílica ou o esmalte na hora de reformar seus móveis, vale comprar uma embalagem menor para teste, juntamente com o verniz para dar aquele acabamento na madeira. Para todos esses casos, passe antes na Milium, que tem tudo o que você precisa para reformar seus móveis e a sua casa inteira.

Confira outros conteúdos

Dicas para economizar em reformas sem abrir mão da qualidade
Reformar um ambiente exige planejamento e, muitas vezes, um bom jogo de cintura para equilibrar custo e resultado. O que muitos não sabem é que é possível reduzir gastos sem abrir mão da qualidade, desde que algumas escolhas sejam feitas com atenção. A seguir, reunimos dicas práticas que ajudam a economizar em uma reforma, garantindo […]