Milium

Categorias

Cuca: aprenda a fazer duas receitas práticas e deliciosas

Categoria: Receitas

Com massa fermentada de pão e cobertura de farofa crocante, o streuselkuchen é tão popular na Alemanha quanto no sul do Brasil, onde é conhecido como cuca. Servida no lanche ou no tradicional café colonial, a receita foi trazida para o país por imigrantes.

Enquanto no Brasil a cuca é feita somente de massa e farofa ou com ingredientes como uva preta, banana e até goiabada, na Alemanha, maçã, mohn (semente de papoula), cereja, ruibarbo e zwetschge – um tipo de ameixa – estão entre as coberturas mais populares.

No sul do Brasil, a popularidade do pão (sim, é pão e não bolo, sabiam?) ainda é tão grande que foi criado o Festival de Cucas de Blumenau, que já teve mais de cinco edições. Além da versão brasileira, o doce ganhou uma variante na Pensilvânia, nos EUA, chamada de shoofly pie.

Hoje vamos te ensinar a fazer duas receitas de cuca fáceis e muito saborosas. Uma delas é mais tradicional e a outra é um pouco mais diferenciada. Independente de qual você escolher, temos a certeza de que seu lanche ficará uma delícia com elas. Vamos lá?

Cuca tradicional

Ingredientes da massa:

1 colher(es) de chá de fermento biológico

3/4 xícara(s) de chá de água

10 colher(es) de sopa de açúcar – 1 ovo

3 colher(es) de sopa de manteiga

2 xícara(s) + 2 colheres de sopa de farinha de trigo

1 pitada de sal

Farofa

1 xícara(s) de chá de farinha de trigo

1 xícara(s) de chá de açúcar

100 g colher(es) de sopa de manteiga gelada

canela a gosto

Como fazer:

Comece preparando a massa: na tigela da batedeira, coloque a farinha. Depois, junte o açúcar, a manteiga, o ovo, fermento biológico, água e uma pitada de sal.

Leve tudo à batedeira e bata bem até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. A consistência deve ser mole, desgrudando dos dedos.

Desligue a batedeira e deixe a massa descansar, coberta por um pano, por uma hora. Unte uma forma com manteiga e despeje a massa na forma. Em seguida, cubra a cuca com a farofa, sem esquecer de todos os cantinhos. Deixe descansar por mais 30 minutos.

Leve para assar por cerca de 40 minutos, em forno pré-aquecido a 180º C. Retire a cuca do forno, deixe esfriar sobre uma grade e sirva a seguir.

Farofa

Numa bacia, misture os ingredientes secos. Depois, junte a manteiga e a canela. Misture bem com as mãos e amasse bem, usando as pontas dos dedos, até virar uma farofa úmida e bem soltinha. Se preferir, pode usar processador para fazer a farofa.

Mas nem só de cuca doce nós vivemos, não é mesmo? Se você está procurando uma opção de prato para complementar a janta ou até mesmo ser a própria janta, nós separamos uma receita de cuca de calabresa deliciosa e irresistível. Anota aí!

Cuca de Calabresa

Ingredientes Massa

2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

½ xícara (chá) de maionese

100 gramas de queijo parmesão ralado

1 colher (sopa) de fermento em pó químico

200 ml de leite

4 ovos

½ xícara (chá) de óleo

1 colher (chá) de sal

Orégano a gosto

Cheiro verde picadinho a gosto

Ingredientes Recheio

2 linguiças calabresa picadas

300 gramas de requeijão cremoso

150 gramas de presunto picado

3 dentes de alho picadinhos

2 colheres (sopa) de cheiro verde picadinho

Orégano a gosto

Ingredientes Cobertura

½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

1 xícara (chá) de biscoito cream cracker triturado

3 tomates sem sementes picados

Modo de Preparo Recheio

Coloque o requeijão em um saco de confeitar. Reserve.

Misture todos os ingredientes restantes e também reserve.

Modo de Preparo Cobertura

Reserve um pouco do biscoito triturado.

Tempere o tomate com azeite e sal a gosto.

Misture o tomate com o queijo e parte dos biscoitos triturados. Reserve.

Modo de Preparo da Massa

Pré aqueça o forno a 200°C.

Unte uma forma média retangular com margarina e polvilhe-a com farinha de trigo. Reserve.

No liquidificador, começando pelos líquidos, bata todos os ingredientes.

Coloque a massa na forma.

Distribua o recheio por toda a massa e depois o requeijão.

Espalhe sobre a cuca a cobertura reservada.

Cubra com o biscoito reservado.

Leve para assar até que fique bem dourada ou espetando um palito na massa, ele saia limpo.

E aí, gostou?

Agora que você já sabe essas duas receitas, é só escolher a ocasião e colocar a mão na massa! Não se esqueça, na Milium você consegue encontrar todos os utensílios necessários para fazer essas delícias! Até o próximo post!

Confira outros conteúdos

Saiba como fazer um Salpicão de frango delicioso para a Ceia de Natal
No Brasil, o salpicão de frango é um tipo de salada, conhecido pela mistura de legumes, frutas e carne de ave desfiada e tradicionalmente servido nas ceias de Natal e Ano Novo, em vários estados do país. Existem variações da receita em torno dos ingredientes citados, sendo basicamente composto de frutas como abacaxi, cereja, maçã […]
Cafeteiras diferentes: italiana e francesa
O café é uma paixão mundial e existem diversas formas de prepará-lo. Em algum momento, você já deve ter ouvido falar ou viu as cafeteiras francesa e italiana por aí. Hoje vamos falar mais sobre elas, explicando as diferenças de preparo e como utilizá-las da forma correta para uma experiência muito diferenciada para quem, assim como nós, também ama um bom cafezinho. Conheça agora!
Receita de pizza fácil para fazer em casa
Pizza combina muito com jantar, não é mesmo? E você já pensou em fazer uma noite só dessa delícia para toda a família? Temos certeza de que, com as nossas dicas de hoje, você vai tirar essa ideia do papel e ainda vai chamar mais gente para participar também. Confira agora!