Uma das partes mais esperadas do Natal é a ceia natalina. Neste momento, a família inteira se reúne para saborear as mais diversas receitas clássicas da época e confraternizar juntos.
Dentre as delícias feitas especialmente para a ocasião, o panetone é uma das mais esperadas. Ele é indispensável na ceia de Natal (e nos cafés da manhã de dezembro), o e um ótimo presente para família e amigos.
Além da receita tradicional, onde o panetone é recheado com frutas secas, outra variação tem tomado conta do coração dos brasileiros: o famoso chocotone. Nele, ao invés de frutas, o pão – ou bolo – é recheado com gotas de chocolate. Esta acaba sendo uma excelente opção para aqueles que não são tão fãs das famosas frutas cristalizadas.
Hoje vamos ensinar a fazer as duas opções: o panetone clássico e o chocotone. Vamos nessa?
Panetone Clássico
Ingredientes
- ¾ de xícara de água
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco
- ¼ de xícara de mel
- 3 ovos
- ½ colher de sopa de essência de baunilha
- 3 ¾ de xícara de farinha de trigo
- ½ tablete de manteiga
- 1 xícara de chocolate em gotas
- ¾ xícara de frutas cristalizadas
- ¼ xícara de uvas passas
- 1 colher de sopa de raspas de laranja
Modo de preparo
- A massa do panetone é bastante úmida e hidratada, tornando difícil o preparo na mão. O mais indicado é fazer em uma batedeira.
- Coloque em um bowl a água, os ovos, o mel, o extrato de baunilha, o fermento biológico seco, a farinha de trigo e, por último, o sal.
- Depois, leve todos esses ingredientes para uma batedeira e comece a misturá-los em uma velocidade baixa. Depois que todos os ingredientes estiverem incorporados, pode-se aumentar a velocidade e começar a sovar por uns 10 minutos.
- Assim que a massa ficar lisa, acrescente a manteiga em temperatura ambiente e deixar tudo misturar muito bem por mais cinco minutos.
- Feito este processo, transfira a massa para uma bancada e coloque as raspas de laranja.
- Por ter uma consistência bem úmida, trabalhe na massa com a ponta dos dedos. Uma espátula para raspar a bancada é extremamente útil.
- Após incorporar as raspas de laranja, divida a massa em duas porções e comece a colocar os recheios.
- Comece pelas gotas de chocolate. Após colocar todas, vá fazendo o movimento de dobrar a massa sobre ela mesma para incorporar bem as gotas.
- Repita o mesmo processo com as frutas cristalizadas e as uvas passas.
- Transfira as massas para um pote, tampe e espere fermentar por aproximadamente uma hora. Após, retire do pote, coloque de novo na bancada e transforme novamente a massa em uma bola.
- Em seguida, coloque as duas massas em formas separadas de panetone. Espere a massa fermentar por mais uma hora e meia, até ela chegar quase no limite da fôrma.
- Pré aqueça o forno a 180ºC antes de levar as massas para assar e após, deixe-as assando por aproximadamente 45 minutos.
- Espete dois palitos de churrasco na parte de baixo do panetone e os deixe descansando de cabeça para baixo.
- Em seguida, é só saborear as delícias!
Tá vendo como é super fácil fazer panetone e chocotone? Inclusive dá para fazer os dois de uma vez só pois a receita é a mesma, só muda o recheio.
Aproveita a proximidade das festividades, dá aquela corrida na Milium e garanta já os utensílios para fazer esse doce delicioso! Te esperamos!