Antes mesmo desta receita deliciosa se tornar um prato gourmet, preparado para uma reunião de amigos ou da própria família, ela já existia. Sabendo disso, queremos viajar na história da culinária suíça e trazer a tradicional receita de fondue de queijo. Ah, você prefere doce? Também temos a deliciosa receita de fondue de chocolate quentinha para você. Confira!
O fondue teve origem na Suíça justamente durante a Segunda Guerra Mundial. Como o inverno era rigoroso e as batalhas não cessavam os camponeses, que moravam nas regiões montanhosas, não tinham como buscar alimentos na cidade. Sendo que a maioria deles vivia da produção de leite, eles aproveitavam o leite e o queijo que sobrava.
A receita era uma mistura de queijos para produzir uma sopa, um alimento nutritivo e quente. Eles ficavam no fogo até derreter, criando uma consistência mais cremosa. Com o creme ainda borbullhando, os camponeses mergulhavam o pão na panela.
Humm…aposto que já deu até água na boca, então vamos para receita.
Fondue de Queijo
Ingredientes
- 4 xícaras (chá) de queijo estepe ralado grosso (cerca de 400 g)
- 4 xícaras (chá) de queijo gruyère ralado grosso (cerca de 400 g)
- 1 xícara (chá) de vinho branco
- 1 dente de alho
- ¼ de xícara (chá) de cachaça
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- noz-moscada ralada na hora a gosto
- pão italiano ou francês para servir
Modo de preparo
- Corte os pães em cubos médios e reserve.
- Descasque, corte ao meio e esfregue as metades do alho no fundo e nas laterais da panela de fondue.
- Em uma tigela, misture os queijos ralados. Em outra tigela pequena, coloque a cachaça, o amido de milho e misture bem com uma colher para dissolver e reserve.
- Coloque o vinho branco na panela e leve ao fogo baixo para aquecer. Ao perceber que subiram as primeiras bolhas, junte aos poucos o queijo ralado, mexendo bem com o batedor de arame para derreter e formar um creme liso. Tempere com noz-moscada a gosto.
- Mantenha a panela em fogo baixo e acrescente a mistura de cachaça com amido de milho. Mexa bem por 2 minutos.
- Desligue o fogo e leve a panela para a mesa ou rechaud. Sirva imediatamente com os cubos de pão, fatias finas de rosbife ou legumes grelhados.
Continuando a história do Fondue…
Como falávamos da Segunda Guerra Mundial, ela terminou em setembro de 1945. Já o fondue só se tornou realmente famoso na década de 1950, pelas mãos do chef Conrad Egli, que começou a servir o prato no seu restaurante em Nova York. Com a aceitação pública, essa delícia acabou ganhando uma nova versão: o fondue de chocolate, que você vai aprender a fazer agora.
Fondue de Chocolate
Ingredientes
- 500 g de chocolate amargo (55% de cacau)
- 1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
- 3 colheres (sopa) de conhaque
- 2 mexericas ponkan
- 2 xícaras (chá) de uvas sem caroço
- 2 xícaras (chá) de morangos (cerca de 250 g)
- 2 kiwis
- 1 manga palmer
- 1 xícara (chá) de damascos secos
- 1 xícara (chá) de figo seco
Modo de preparo
- Comece o preparo pelas frutas, que podem ser as citadas ou as de sua preferência. Descasque, lave e seque e corte em 3 tiras ou em cubos médios.
- Pique o chocolate em pedaços pequenos, coloque o creme de leite na panela fondue e leve ao fogo médio.
- Junte o chocolate picado e mexa com a espátula até derreter. Acrescente o conhaque, misture bem e desligue o fogo.
- Mantenha a panela de fondue sobre o rechaud e mergulhe as frutas, uma a uma, no chocolate bem quente.
Não tem panela de fondue?
Se você não utilizar uma panela para fondue com rechaud o creme vai começar a esfriar e endurecer. Para evitar que isso aconteça, antes de preparar as receitas acima, garanta o seu Conjunto de Fondue na Milium mais próxima da sua casa. E aproveite para contar história desse prato entre muitas outras para aquecer as noites de inverno com a família.