O inverno acabou e com sua ida, veio a necessidade de organizar o guarda-roupa para guardar aquelas peças que você só usará novamente no ano que vem. Organizar tudo pode parecer uma tarefa difícil, mas com algumas dicas, pode se tornar mais fácil do que você imagina. Confira o passo a passo que preparamos para que a organização seja mais tranquila e você possa otimizar o espaço já existente.
1- Coloque tudo para fora
É isso mesmo que você leu! A dica é ‘jogar, literalmente, tudo que está no seu guarda-roupa para fora sem deixar nada no armário. Dessa forma, você consegue ver com mais facilidade a quantidade de roupas e objetos guardados, principalmente aqueles que já estavam no fundo da gaveta, muitas vezes esquecido há meses.
Após isso, comece a separar os itens que serão mantidos e os que serão descartados ou doados. Ah, e não tenha medo de desapegar daquela blusa que você amava há alguns anos, mas que não usa mais ou que não serve. Mantenha roupas que são usadas com frequência, que ainda estejam num bom estado e que caibam bem em você.
Caso ainda sirva, esteja em boas condições, mas você não usa há mais de seis meses, então a melhor opção é doá-la.
Já as peças ruins, rasgadas ou em péssimo estado: jogue fora! Se você não usa mais o item pelo estado em que se encontra, também não servirá para outra pessoa.
2- Limpeza
Agora vem a parte mais “pesada” da organização. Com o armário vazio, passe um pano seco e retire todo o pó acumulado. Depois passe álcool ou um produto específico para limpar os móveis antes de guardar suas coisas novamente. Na Milium você encontra diversos produtos de limpeza que podem te auxiliar nesse processo e ser verdadeiros facilitadores na hora de organizar o seu cantinho.
3- Identifique e separe os itens
Passado o momento do “desapego”, separe os itens que você vai manter no guarda-roupa por categorias: camisetas, calças, pijamas, roupas de frio, roupas íntimas, além de separar um espaço para acessórios como cintos, bolsas, calçados e itens pessoais de beleza.
Agrupe os tipos de roupa numa ordem que faça sentido ou que seja mais prática para tirar e devolver ao lugar ao longo do seu dia a dia. Por exemplo: guarde as peças intimas em saquinhos separados, próximos as roupas delicadas. Já os itens mais grossos para o frio separados das roupas de calor. Deixe sempre mais visível as suas peças favoritas, aquelas que você costuma usar mais, ou então deixe combinações que ornam entre si mais próximas.
Agora que acabou o inverno, uma boa dica é armazenar suas roupas da estação passada em sacos a vácuo, que são próprios para isso. Deste modo você mantém as peças bem guardadas e elas não correm o risco de ficar com cheiro de “guardadas”.
4- Use e abuse dos espaços no guarda-roupa
Por hábito popular, nós geralmente guardamos roupas de cama, como lençóis, edredons e travesseiros extras, nas prateleiras do canto superior do guarda-roupa. O mesmo serve para as roupas pesadas de frio e acessórios de viagem, como malas e sacolas. Isso acontece pois, como são itens que não são usados com muita frequência, acabamos otimizando melhor o nosso espaço ao deixá-los nesses cantos mais inacessíveis. Então não desperdice espaço! Use todos os cantinhos do armário, desde a prateleira mais alta à mais baixa.
5- Separe por cores e tamanhos
Agora vamos dar uma dica de ouro para aqueles que não querem perder muito tempo escolhendo uma peça e desejam um guarda-roupa mais funcional: procurem optar por organizar as peças por cores, do tom mais escuro para o claro. Você ainda pode separar por comprimentos, como: vestidos longos, vestidos curtos, blusas de manga comprida, blusas sem mangas, o que for mais prático para você, está valendo.
Uma dica extra é colocar mais de uma peça da mesma cor no mesmo cabide, economizando espaço e deixando o espaço mais estiloso e versátil.
6- Cabides, o que fazer com eles?
O que seria do nosso armário sem eles? Pode ser de madeira, de ferro, colorido ou pretinho básico: a verdade é que cabide é um item essencial no seu guarda-roupa organizado e inteligente. Mas nada de manter cabides quebrados e tortos em uso pois, dependendo da peça de roupa, eles podem danificar o formato e o tecido. E, falando em tecido, para roupas delicadas e que não podem esticar, existem diversos tamanhos de cabides, até mesmo de veludo, que dão uma proteção extra na hora de pendurar.
Coloque-os também sempre virados para a mesma direção. Além de não ficar enroscando um no outro, isso dá uma sensação ainda maior de organização.
7- Manutenção
Você descartou, limpou e arrumou tudo. Agora só falta fazer a manutenção de todo esse processo de organização. Dedique-se ao máximo em manter seus itens no lugar certo, dobrados ou devidamente pendurados, pois são nos pequenos detalhes que vamos começando novamente toda a bagunça. É claro que um deslize ou outro vão acontecer, o importante é não deixar acumular para jogar tudo desarrumado dentro do armário. Organizar um guarda-roupa de forma inteligente fica ainda mais fácil para quem conseguir manter as coisas no seu lugar.
E não se esqueça que tudo que você precisa para organizar suas roupas – especialmente aquelas de inverno – no seu guarda roupa, você encontra na Milium mais próxima de você!