A furadeira é uma das ferramentas essenciais para montar o seu kit doméstico ou profissional. Apesar de proporcionar uma grande versatilidade para os mais diferentes tipos de perfurações, é muito importante utilizar o tipo correto de broca, de acordo com cada material ou superfície que você irá utilizá-la.
Madeira
Primeiramente, a madeira é o tipo de material com a maior quantidade de tipos diferentes de brocas. Isso acontece devido a sua versatilidade de utilização e também pela relativa flexibilidade. Os principais tipos de broca para madeira são: 3 pontas, escariadora, chata, serpentina, forstner e de pua.
Metal
Em seguida, temos o metal que necessita de uma atenção especial para a velocidade, ou seja, quanto menor, melhor. Isso evita o superaquecimento que pode queimar a sua furadeira e ainda perder o fio de corte da sua broca. Atente-se às recomendações do fabricante da sua broca. Os dois principais modelos são a escalonada e a de aço rápido.
Concreto
Por outro lado, devido a alta resistência do concreto, as brocas desse material são produzidas com ligas mais duras, sendo também utilizadas para cerâmica e mármore. Os principais tipos são a broca de vídea e a SDS – que pode ser dos modelos Plus (para marteletes de até 4 kg) e a Max (para marteletes superiores a 4 kg).
Vidro
Posteriormente, ainda existe uma broca específica para perfurar vidro que é a diamantada. Ela também pode ser utilizada em granito, mármore e porcelanato por conferir um acabamento de maior qualidade.
Portanto, para encontrar o modelo ideal ou até mesmo montar o seu kit completo de brocas agora, corre pra loja mais próxima. Ah, e não esqueça que agora você também pode comprar pelo www.milium.com.br.