Olhou para o interior do seu guarda roupa e se assustou com o que viu?
Seja por falta de tempo ou de motivação, todo mundo já passou pela situação de encarar seu guarda roupa e perceber a grande bagunça que se criou. E no meio disso tudo vem a célebre frase “Não encontro nada aqui!”
Ter um guarda roupa organizado facilita e agiliza o dia a dia, além de ajudar a criar um ambiente mais calmo, funcional e menos estressante. Pensando nisso, selecionamos algumas boas práticas para manter o guarda roupa sempre arrumado. Vamos lá?
- 1. Saiba exatamente tudo o que há em seu guarda roupa
Esvazie o guarda roupa e comece separando as peças que não lhe convêm mais. Assim você terá uma visão ampla do que há em seu móvel e aproveitará para fazer uma boa ação como a doação destas roupas, por exemplo.
- 2. Determine qual a melhor forma de organizar
Este tópico é bem pessoal, pois o método de organização deve ser o que melhor se adapta a sua rotina para que seja fácil de você manter. Algumas sugestões de organização são:
- Cores: criando um “efeito degradê;
- Categorias: separando tudo que for calça, blusa, vestidos;
- Tipo de peça: se é jeans, agasalho, tricô e etc;
- Estação: roupas leves, blusas de meia estação, casacos leves, casacos pesados e etc. Sempre deixando um fácil acesso às peças mais usadas em cada estação.
- 3. Escolha um lugar para cada categoria definida
Já separou tudo e definiu como vai organizar? Então analise seu guarda roupa vazio e pense onde cada grupo de roupas melhor se encaixa. Lembre-se das gavetas para peças íntimas. Já existem separadores que podem auxiliar na organização dessas peças.
- 4. Estabeleça o que será pendurado
Dê prioridade as roupas que amassam com mais facilidade, essa ação pode ajudar a dispensar o ferro. Coloque itens suficientes para um bom manuseio das peças, roupas demais podem dificultar a visualização. E atente-se para o peso do cabide, procure distribuir para não correr o risco de quebrar, e utilize cabides mais resistentes para as peças mais pesadas. Se puder, compre cabides iguais, na mesma cor e material – Além de ficar visualmente mais agradável, também facilita na hora da busca pela roupa.
- 5. Guarde o que você não usa com frequência
Aquele terno, aquele vestido de festa que você usa poucas vezes ao ano, mas precisa como uma peça chave para eventos, tire-os do meio das suas roupas casuais. Guarde em uma caixa ou cesto organizador, ou em um saco a vácuo. Assim, ajuda a liberar espaço!
- 6. Dobre tudo de uma maneira inteligente
A vontade é de dobrar como dá e guardar, mas isso só vai fazer a arrumação não se manter, além de amassar a peça. Faça essa parte com calma procurando padronizar a dobradura das peças. Esta é outra dica para manter fácil a manutenção da arrumação, poupar espaço e tempo na hora de procurar.
Dicas extras:
- Organizadores promovem um ganho de espaço no guarda roupa e ajudam na visibilidade das peças.
- Caixas também são úteis no ganho de espaço, mas também para armazenar o que é pouco usado. Use etiquetas para poupar tempo.
- Sapateiras são sempre uma boa pedida para não guardar os sapatos de qualquer jeito e assim, mantê-los novos por mais tempo.
- Dê atenção de tempos em tempos a algumas peças especiais (hidrate jaquetas de couro, lave-as na temperatura correta, ou aquele sapato de camurça);
- Use etiquetas de identificação nas gavetas;
- Proteja as roupas mais delicadas em capas.
E aí, gostou? Corra até a Milium mais próxima e confira tudo o que precisa para arrumar o guarda roupa antes da estação chegar.