Milium

Categorias

Guia completo para organizar o seu guarda-roupa

Categoria: Dicas

Marie Kondo, autora do livro “ A mágica da arrumação: a arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida,” defende que organização da nossa casa reflete o nosso estado de espírito e vice-versa. Nesse sentido, manter a casa organizada é garantir o seu bem-estar. Pensando nisso, selecionamos para você as principais dicas para organizar o seu guarda-roupa.

Levante a mão quem está sempre disposto a tirar tudo do armário e fazer aquela faxina em casa. Se você não levantou a mão, tudo bem. Certamente, a maioria das pessoas faz isso por obrigação. Mas o fato é que o processo pode ser mais prazeroso, quando você entende que merece morar em um lugar agradável e que isso é determinante para você se sentir bem e feliz. Sob esse ponto de vista, é possível fazer da organização um momento seu, de leveza e distração, para filtrar o que é realmente útil e faz sentido ainda estar no seu guarda-roupa

Guarde apenas o necessário e o que lhe faz bem

Sabe aquelas roupas que por algum motivo ficaram sem uso, seja por que você perdeu ou ganhou peso, mudou de estilo, ou simplesmente enjoou? Chegou a hora de se despedir delas. E se você já está pensando: “menos aquele casaco que eu ganhei no Natal de 1985”, saiba que ao se desfazer de uma peça você não está abrindo mão das lembranças, mas sim abrindo espaço para o novo. E ainda, se suas roupas estiverem em bom estado, você pode até dar um destino bem legal a elas, doando a quem precisa. Para começar, tire todas as roupas do guarda-roupa, jogue em cima da cama e separe-as por categorias:

  • Parte de cima (blusas, camisas, suéteres, etc.);
  • Parte de baixo (calças, saias, shorts, etc.);
  • Roupas de pendurar (blazers, casacos, ternos, etc.);
  • Meias;
  • Roupas íntimas;
  • Bolsas;
  • Acessórios (lenços, cintos, chapéus, etc.);
  • Roupas para ocasiões específicas (biquínis, sungas, uniformes, etc.);
  • Sapatos.

Seguindo essas categorias, fica mais fácil para você selecionar o que é realmente necessário e  depois organizar, conforme as dicas, as roupas e os acessórios no guarda-roupa.

Como organizar o guarda-roupa

Antes de repor as peças no armário, você vai precisar de:

  • Cabideiros padronizados;
  • Separadores de gaveta;
  • Capas para proteger as roupas do pó;
  • Caixas organizadoras para acessórios; 
  • Sapateira de plástico;
  • Etiquetas de identificação para as gavetas.

O que pendurar?

Comece a organizar o guarda-roupa pelos cabides. Pendure casacos, blazers, ternos, saias, vestidos e  roupas difíceis de dobrar, como tecidos finos. As peças de roupa da mesma categoria devem ser penduradas  lado a lado, dividindo o espaço em sessões de blazers, vestidos, casacos e camisas, por exemplo. Lembre-se de manter os ganchos virados para dentro. Além de visualmente mais bonito, você enxergará com mais facilidade quando olhar para o seu guarda-roupa. Se puder, opte por cabides iguais, senão basta organizá-los pela mesma cor e material.

O que vai na gaveta?

Guarde nas gavetas roupas utilizadas com mais frequência, como roupas íntimas, deixe na altura das mãos para facilitar no dia a dia. Você pode optar em guardá-las em uma caixa organizadora ou em uma gaveta. Se preferir a gaveta, recomendamos um separador para ajudar a manter cada peça em seu lugar, inclusive as meias. Por falar em meias, nunca enrole as meias como bolas, porque isso danifica o elástico e diminui a vida útil delas. Ao guardá-las, posicione-as de modo que o redemoinho da dobra fique visível.

Preencha as outras gavetas com peças de  lycra, malha, algodão e lã. Essas peças de roupas dobradas economizam espaço. Para isso, dobre cada uma no formato retangular e arrume as roupas na vertical, de pé e na altura da gaveta. Assim você poderá vê-las com um simples passar de olhos, como se fossem livros na prateleira.

Organize sapatos, bolsas e acessórios

Os sapatos, as bolsas e os acessórios também devem passar pela seleção do que ainda é útil para você. Principalmente os sapatos que podem machucar o seu pé. Para que guardá-los se só ocupam espaço, não é mesmo?

Marie Kondo, em seu livro, sugere guardar os pares de calçados em sapateiras ou em caixas organizadoras e arrumá-las no guarda-roupa. Outra ideia são as prateleiras, que podem ser usadas para guardar os sapatos enfileirados, facilitando a sua acessibilidade.

Onde guardar as bolsas?

Já as bolsas, o ideal é que você junte as que possuem o mesmo material, tamanho ou frequência de uso em uma mesma categoria, por exemplo, bolsas de couro, bolsas para trabalhar e bolsas de festa. Depois, guarde no máximo duas bolsas dentro de uma outra e coloque-as  na parte superior do guarda-roupa junto com as malas.      

E os acessórios?

Por fim, os acessórios. Assim que você selecionou os que são importantes separe-os por tamanho, por exemplo, porta-bijuterias e porta-maquiagens podem ser guardados nas prateleiras do guarda-roupa. Os lenços e cachecóis podem ser guardados tanto em caixas como pendurados em cabides apropriados, assim como os cintos. Já os chapéus e bonés, embora possam ser pendurados e guardados na parte interna do guarda-roupa, expostos dão um toque na decoração quando colocados em um dos mais diversos modelos de cabideiros.

E é claro, que cabideiros, cabides, sapateiras, caixas organizadoras e tudo que você precisar para organizar o seu guarda-roupa tem na Milium! Passe em uma de nossas lojas antes de colocar em prática as nossas dicas para organizar o guarda-roupa e garanta mais praticidade e bem-estar para sua vida.

Confira outros conteúdos

A arte de organizar festas: dicas de comida, bebida e entretenimento
Organizar uma festa pode parecer desafiador, mas com um bom planejamento, tudo fica mais fácil. No post de hoje, vamos te ajudar a calcular a quantidade ideal de comida e bebida, além de fornecer um checklist essencial para que nada seja esquecido. Com essas dicas, sua festa será um sucesso garantido! Vamos começar e transformar sua celebração em um evento inesquecível.
O melhor do Dia do Homem: sugestões de presentes para diferentes perfis
O Dia do Homem é uma excelente oportunidade para mostrar carinho aos homens especiais em sua vida. Para tornar essa data ainda mais especial, selecionamos algumas sugestões de presentes que se encaixam perfeitamente em diferentes perfis. Confira nossas dicas e escolha o presente ideal!
Aniversário Milium: Ofertas Imperdíveis para aquecer o seu inverno
Comemorar o aniversário é sempre um momento especial, não é mesmo? E agora que começamos a nos aproximar das nossas bodas de ouro, fica tudo ainda mais significativo. A Milium está completando 48 anos de história, e, em toda essa trajetória, nos orgulhamos em poder ter você sempre ao nosso lado, para te proporcionarmos a melhor experiência. Então bora aproveitar essas ótimas ofertas para deixar o seu inverno bem quentinho?