Marie Kondo, autora do livro “ A mágica da arrumação: a arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida,” defende que organização da nossa casa reflete o nosso estado de espírito e vice-versa. Nesse sentido, manter a casa organizada é garantir o seu bem-estar. Pensando nisso, selecionamos para você as principais dicas para organizar o seu guarda-roupa.
Levante a mão quem está sempre disposto a tirar tudo do armário e fazer aquela faxina em casa. Se você não levantou a mão, tudo bem. Certamente, a maioria das pessoas faz isso por obrigação. Mas o fato é que o processo pode ser mais prazeroso, quando você entende que merece morar em um lugar agradável e que isso é determinante para você se sentir bem e feliz. Sob esse ponto de vista, é possível fazer da organização um momento seu, de leveza e distração, para filtrar o que é realmente útil e faz sentido ainda estar no seu guarda-roupa.
Guarde apenas o necessário e o que lhe faz bem
Sabe aquelas roupas que por algum motivo ficaram sem uso, seja por que você perdeu ou ganhou peso, mudou de estilo, ou simplesmente enjoou? Chegou a hora de se despedir delas. E se você já está pensando: “menos aquele casaco que eu ganhei no Natal de 1985”, saiba que ao se desfazer de uma peça você não está abrindo mão das lembranças, mas sim abrindo espaço para o novo. E ainda, se suas roupas estiverem em bom estado, você pode até dar um destino bem legal a elas, doando a quem precisa. Para começar, tire todas as roupas do guarda-roupa, jogue em cima da cama e separe-as por categorias:
- Parte de cima (blusas, camisas, suéteres, etc.);
- Parte de baixo (calças, saias, shorts, etc.);
- Roupas de pendurar (blazers, casacos, ternos, etc.);
- Meias;
- Roupas íntimas;
- Bolsas;
- Acessórios (lenços, cintos, chapéus, etc.);
- Roupas para ocasiões específicas (biquínis, sungas, uniformes, etc.);
- Sapatos.
Seguindo essas categorias, fica mais fácil para você selecionar o que é realmente necessário e depois organizar, conforme as dicas, as roupas e os acessórios no guarda-roupa.
Como organizar o guarda-roupa
Antes de repor as peças no armário, você vai precisar de:
- Cabideiros padronizados;
- Separadores de gaveta;
- Capas para proteger as roupas do pó;
- Caixas organizadoras para acessórios;
- Sapateira de plástico;
- Etiquetas de identificação para as gavetas.
O que pendurar?
Comece a organizar o guarda-roupa pelos cabides. Pendure casacos, blazers, ternos, saias, vestidos e roupas difíceis de dobrar, como tecidos finos. As peças de roupa da mesma categoria devem ser penduradas lado a lado, dividindo o espaço em sessões de blazers, vestidos, casacos e camisas, por exemplo. Lembre-se de manter os ganchos virados para dentro. Além de visualmente mais bonito, você enxergará com mais facilidade quando olhar para o seu guarda-roupa. Se puder, opte por cabides iguais, senão basta organizá-los pela mesma cor e material.
O que vai na gaveta?
Guarde nas gavetas roupas utilizadas com mais frequência, como roupas íntimas, deixe na altura das mãos para facilitar no dia a dia. Você pode optar em guardá-las em uma caixa organizadora ou em uma gaveta. Se preferir a gaveta, recomendamos um separador para ajudar a manter cada peça em seu lugar, inclusive as meias. Por falar em meias, nunca enrole as meias como bolas, porque isso danifica o elástico e diminui a vida útil delas. Ao guardá-las, posicione-as de modo que o redemoinho da dobra fique visível.
Preencha as outras gavetas com peças de lycra, malha, algodão e lã. Essas peças de roupas dobradas economizam espaço. Para isso, dobre cada uma no formato retangular e arrume as roupas na vertical, de pé e na altura da gaveta. Assim você poderá vê-las com um simples passar de olhos, como se fossem livros na prateleira.
Organize sapatos, bolsas e acessórios
Os sapatos, as bolsas e os acessórios também devem passar pela seleção do que ainda é útil para você. Principalmente os sapatos que podem machucar o seu pé. Para que guardá-los se só ocupam espaço, não é mesmo?
Marie Kondo, em seu livro, sugere guardar os pares de calçados em sapateiras ou em caixas organizadoras e arrumá-las no guarda-roupa. Outra ideia são as prateleiras, que podem ser usadas para guardar os sapatos enfileirados, facilitando a sua acessibilidade.
Onde guardar as bolsas?
Já as bolsas, o ideal é que você junte as que possuem o mesmo material, tamanho ou frequência de uso em uma mesma categoria, por exemplo, bolsas de couro, bolsas para trabalhar e bolsas de festa. Depois, guarde no máximo duas bolsas dentro de uma outra e coloque-as na parte superior do guarda-roupa junto com as malas.
E os acessórios?
Por fim, os acessórios. Assim que você selecionou os que são importantes separe-os por tamanho, por exemplo, porta-bijuterias e porta-maquiagens podem ser guardados nas prateleiras do guarda-roupa. Os lenços e cachecóis podem ser guardados tanto em caixas como pendurados em cabides apropriados, assim como os cintos. Já os chapéus e bonés, embora possam ser pendurados e guardados na parte interna do guarda-roupa, expostos dão um toque na decoração quando colocados em um dos mais diversos modelos de cabideiros.
E é claro, que cabideiros, cabides, sapateiras, caixas organizadoras e tudo que você precisar para organizar o seu guarda-roupa tem na Milium! Passe em uma de nossas lojas antes de colocar em prática as nossas dicas para organizar o guarda-roupa e garanta mais praticidade e bem-estar para sua vida.