Cansado de ter que gastar todo mês com a limpeza do seu carro mas não sabe como mudar isso? Fique tranquilo, temos algumas dicas valiosas para que você tenha autonomia e possa deixar seu carro brilhando gastando pouco!
Limpeza interna
- Painel
Você pode começar tirando a poeira, basta ter uma escova macia seca ou pano seco. Em seguida, faça uma mistura com detergente neutro, desinfetante e água. Aplique com um borrifador e seque com um pano.
A dica aqui é finalizar a limpeza do painel com silicone – que deve ser aplicado após toda a limpeza do carro, para não grudar sujeiras.
Atenção: não deixe seu painel encharcado, ali existem muitos componentes elétricos que podem ser afetados por líquido em excesso. Além disso, não utilize silicone no volante, e na alavanca de câmbio para não tornar as regiões escorregadias.
- Bancos
O carro é em sua maior parte interna, composto pelos bancos estofados. Este item também necessita de muito cuidado, pois não queremos os acentos absorvendo o produto de limpeza utilizado em excesso.
Mas não se preocupe, a limpeza neste caso também é bem simples. Aspire todos os bancos e com o borrifador aplique o produto específico para limpeza de estofados automotivos. Finalize com um pano seco.
- Tapetes
Geralmente os tapetes são de borracha, então neste caso, retire-os do veículo e lave-os com água e sabão, pode até usar um escovão ou uma vassoura de fios sintéticos para esfregar. Se o tapete do seu carro for de tecido, aspire-o e utilize a mesma mistura do borrifador já aplicada nos bancos e então, finalize também com um pano seco.
Para os carpetes, aspire cada cantinho, lembrando também da região embaixo dos bancos e dos pedais. Para a higienização, procure pelo produto específico para carpetes.
Limpeza externa
- Local
Defina o local correto para fazer a limpeza. Para isso considere um espaço com sombra, a fim de evitar que os produtos sequem rápido e manchem o seu carro. Feche bem as janelas, levante as palhetas do para-brisa e mãos à obra!
- Materiais
Você não precisa de grandes ferramentas para lavar seu carro. Separe dois baldes, detergente automotivo, escova para as rodas e pneus, esponjas limpas e panos secos (de preferência microfibra ou algodão para não arranhar a pintura).
Vamos começar?
- Com uma mangueira, molhe toda a parte externa do carro, sem pressão para não danificar a pintura.
- Com a esponja (lado menos abrasivo) e o detergente, lave o carro suavemente fazendo movimentos circulares e por partes, sempre iniciando de cima para baixo. Lembre-se sempre de manter a lataria molhada.
- Para as regiões mais sujas – geralmente na parte de baixo da lataria e nos pneus – utilize a escova. Já para as calotas ou aros, use a esponja. Para atingir as partes que você não alcança use o jato da água para expulsar as sujeiras.
- Para os vidros, utilize um limpa vidro automotivo e panos macios que não soltem fiapos. Para completar e dar aquele brilho, use um jornal amassado. Faça movimentos verticais e horizontais para evitar que o vidro fique riscado.
- Após toda a limpeza, seque a lataria com o pano limpo que foi reservado (de algodão ou microfibra).
Agora, algumas dicas extras!
- Dê preferência para produtos automotivos específicos para a limpeza. Às vezes o barato sai caro!
- Uma boa cera é fundamental para deixar seu carro brilhando. Busque uma cera apropriada para seu automóvel, de qualidade e que proteja contra os raios UVA, formando uma película protetora na lataria. O uso da cera a cada três meses já é suficiente para o efeito desejado, sempre aplicando com o carro à sombra!
- E para fechar com o brilho de ponta a ponta, o famoso pretinho nos pneus dá o toque final. Escolha produtos confiáveis, que apresentem a descrição da fórmula no rótulo, afinal os pneus são uma das partes mais importantes do carro e não queremos correr o risco de estragá-los.
E aí, gostou? Vá até a Milium mais próxima e confira todos os itens disponíveis para te ajudar a cuidar do seu automóvel. Nossa equipe está pronta para tirar todas as suas dúvidas.