O roupeiro é um dos primeiros móveis que a gente precisa montar em uma mudança. Isso acontece porque ele é uma peça fundamental para o armazenamento adequado e prático das suas roupas. Entretanto, por essa praticidade toda, ele acaba ficando meio cheio demais e até desorganizado. Separamos algumas dicas de organização para facilitar a usabilidade do seu roupeiro e deixar o seu quarto com mais estilo. Confira agora:
Roupas dobradas
Antes de tudo, você não precisa passar todas as suas roupas. Em muitos casos, a simples dobra delas já vai ser suficiente. De qualquer forma, roupas dobradas são grandes aliadas para deixar tudo mais organizado, ocupando menos espaço e ainda sem amassados para quando você for utilizá-las.
Setorização
Juntamente com isso, agora é hora de dividir o seu roupeiro por setores. Aqui é importante pensar na frequência de utilização das peças, cores, tipos de peças, bem como a estação atual. Com a chegada do outono, você já pode começar a guardar as roupas de alto verão como biquínis, saídas de banho, calções de banho, shorts, sungas, etc em caixas organizadoras, nos níveis mais altos do seu roupeiro. Avalie também as roupas dobradas, mas que poderiam ficar em cabides para aproveitar melhor os espaços. Já para as peças íntimas e meias, abuse das colmeias e divisórias específicas para gavetas.
Tudo à vista
Nesse sentido, você não precisa colocar tudo dentro do roupeiro. Aposte em alternativas como as prateleiras suspensas e nichos, para peças como toalhas de banho, rosto, roupas de cama, lençóis, cobertores e edredons. Além disso, você também pode apostar em ganchos adesivos sem necessidade de furar a parede: pendurando bolsas, bonés, gravatas, chapéus, lenços, cachecóis, cintos, entre outros. Caso o seu roupeiro tenha portas que abrem para fora, você pode aproveitar esse espaço para colocar esses ganchos.
Edição
Do mesmo modo, a edição das suas roupas é igualmente importante para ser feita ao menos 1 vez ao ano. São 3 categorias para você fazer a classificação das suas roupas e deixar somente aquilo que você vai realmente utilizar: jogar fora, doar e manter.
Jogar fora: peças muito velhas, que perderam a utilidade e que não seriam possíveis de destinar à doação.
Doar: peças que ainda estão aptas para utilização, mas que você já não quer mais e/ou não gosta mais tanto. Aqui, também vale para aquelas peças que você praticamente não usa e só ocupam espaço.
Manter: peças que você utiliza e quer manter utilizando. Aqui, você também pode dar uma renovada nelas, não só com rolos adesivos para tirar pelos e fiapos, mas também com um papa bolinhas para removê-las sem danificar as peças, aumentando a sua vida útil.
Por fim, para trazer mais praticidade para essa organização, todos esses acessórios que citamos você encontra na Milium. São diversos modelos diferentes que vão deixar o seu roupeiro e quarto ainda mais charmosos.
Curtiu essas dicas de organização?
Venha conhecer agora na Milium mais próxima de você.
Confira também: Faça você mesmo a sua arara de roupas
E mais: Guia completo para organizar o guarda-roupa