Milium

Categorias

Como fazer a manutenção da piscina de plástico

Categoria: Dicas

Ter uma piscina em casa é uma delícia, não é mesmo? Você pode relaxar depois de um longo dia de trabalho, pode se divertir com as crianças ou aproveitar a piscina para fugir do calor. Ter uma piscina, contudo, não é só diversão não. Você sabia que até mesmo as piscinas de plástico precisam de manutenção? Confira como fazer a manutenção da piscina de plástico, para poder aproveitá-la muito mais o verão inteiro.

Onde instalar a piscina de plástico

Apesar da piscina de plástico exigir menos atenção que piscinas permanentes, elas também precisam de cuidados específicos e tudo começa pelo local de instalação. A piscina deve ser montada em uma superfície plana, como no gramado, em um deque de madeira ou em uma faixa de concreto.

Antes de montá-la, certifique-se de que não há pedras ou cascalhos no chão e forre o local com uma lona ou sacos de lixo abertos. 

Depois de alguns dias usando a piscina, se a manutenção não for feita você vai perceber que a água começará a ficar turva e aos poucos um tipo de limo vai se formando no fundo. Isso significa que está na hora de limpar.

Manutenção da piscina de plástico

Para começar a limpeza da piscina de plástico você pode utilizar uma peneira para retirar a sujeira superficial que fica boiando na água, como insetos e folhas. 


Logo em seguida, você pode limpar as bordas e laterais da piscina com uma esponja ou escova com cerdas macias. A escovação pode ser feita uma vez a cada dois dias, enquanto a piscina estiver montada. Isso vai evitar o acúmulo de sujeira e limo no fundo e nas laterais.

Como normalmente a piscina é montada em espaços externos, é recomendado que você cubra-a com uma lona ou capa protetora, enquanto não a estiver usando (principalmente durante a noite). 

É recomendado também que adultos e crianças lavem os pés antes de entrar na piscina. Isso vai diminuir o acúmulo de pedrinhas e cascalhos e ajudará a manter a sua piscina limpinha por muito mais tempo.

Tratamento da água 

Sabemos que é bastante comum utilizar a mesma água na piscina durante dias e semanas consecutivas, por isso, é importante tratá-la. Assim como em outros tipos de piscina, o tratamento da água evita a proliferação de mosquitos transmissores de doenças e também evita a proliferação de infecções e inflamações, como conjuntivite e dermatites.

A dosagem dos produtos que você vai utilizar para tratar a água vai depender do tamanho da sua piscina. Além disso, a frequência de uso também influencia. Para cada 1.000 litros de água você vai utilizar:

  • 4 gramas de cloro granulado (ou 15ml de cloro líquido) 3 vezes por semana;
  • 5 ml de algicida (para evitar a proliferação de algas) 1 vez por semana;
  • 4 ml de clarificante a ser utilizado somente se a água ficar turva esverdeada.

Para piscinas de menor porte você pode utilizar pastilhas de cloro, que devem ser colocadas em um recipiente flutuante. Dessa forma o cloro será liberado de forma gradual. Já para piscinas com mais de 2.500 litros, é recomendada a utilização de um filtro. O ideal é ligá-lo por pelo menos três horas por dia. 

Na hora de guardar a piscina de plástico

Quando você não for utilizar mais a piscina, é só desmontá-la e lavá-la com água e sabão, para eliminar qualquer sujeira que tenha se prendido ao plástico. É importante, contudo, não usar produtos solventes ou abrasivos. 

Antes de guardar, deixe a piscina secando ao Sol ou seque-a com um pano. É imprescindível guardar a piscina em um lugar seco e sem umidade, para evitar o aparecimento de mofo no plástico. Se você ainda tem a caixa na qual ela veio, uma boa ideia é dobrá-la e guardá-la ali mesmo, deixando as parte de metal (se houverem) separadas.

Se você precisa de mais dicas ou está buscando a piscina ideal para você e sua família, é só passar na Milium! Você vai encontrar piscinas de diversos formatos e tamanhos, além de acessórios para limpeza e artigos para garantir a diversão de todo mundo neste verão. Venha conferir!

Confira outros conteúdos

Benefícios da manutenção elétrica
A rede elétrica pode ser considerada o coração da sua casa, pois ela será responsável pelo funcionamento de todos os seus itens eletroeletrônicos. Tanto se você adquirir um imóvel usado ou mesmo para reparos no seu lar atual, existem vários benefícios para uma manutenção elétrica preventiva. Confira agora no nosso post de hoje!
Tipos de ventiladores e suas utilizações
O ventilador é aquele eletrodoméstico que costuma ter uma maior economia de energia, sendo bem versátil na sua utilização devido aos seus diferentes modelos. E será que você conhece todos eles para saber qual é o mais adequado para a sua utilização? Conheça aqui!
Refresque o seu verão com as frutas da estação
Todo mundo sabe que as frutas são importantíssimas para uma alimentação saudável, sobretudo no verão. Tradicionalmente, a gente costuma consumi-las puras ou então em uma salada de frutas, mas hoje vamos te contar várias outras possibilidades, principalmente com as frutas da estação e suas respectivas características. Conheça agora!