Em 31 de dezembro de 2019, A OMS (Organização Mundial de Saúde) emitiu o primeiro alerta para uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan, metrópole chinesa com 11 milhões de habitantes. Foram, então, adotadas medidas como isolamento de pacientes e realização de exames para identificar a origem da doença. No dia 9 de janeiro, análises da sequência do vírus realizadas por equipes chinesas comprovaram que os casos de pneumonia surgiram de um novo coronavírus, um tipo semelhante ao da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars). E no dia 20 de janeiro, o contágio entre pessoas foi confirmado pelo cientista chinês Zhong Nanshan. De lá para cá, a quantidade de casos ultrapassou fronteiras e chegou também ao Brasil e na nossa cidade. À medida que crescem os números de infectados e de mortes, a preocupação com os cuidados necessários para se proteger do coronavírus aumenta.
A melhor atitude, então, é se informar sobre as formas de prevenção desta pandemia. Neste conteúdo, você vai conferir quais são os cuidados que você precisa ter para se proteger do coronavírus e manter ele longe da sua família. Continue lendo!
O que é o coronavírus?
O coronavírus é uma família de vírus, que segundo cientistas, têm um formato parecido com uma coroa. Ele se manifestou pela primeira vez em 1937 e recentemente foi identificado um novo tipo de coronavírus.
Por causar graves infecções respiratórias, o vírus ficou conhecido pela sigla SARS (Severe Acute Respiratory Syndrome ou Síndrome Respiratória Aguda Grave, em tradução livre).
Quais são os sintomas do coronavírus?
- Febre;
- Espirros;
- Tosse;
- Coriza;
- Falta de ar.
O coronavírus pode causar infecções respiratórias desde um simples resfriado até uma pneumonia severa, de acordo principalmente com a idade e a imunidade. Ele pode facilmente ser confundido com uma gripe, por isso o ideal é procurar um médico assim que os sintomas se manifestarem, ainda mais se você fez uma viagem recente para algum dos lugares onde o vírus se alastrou ou teve contato com alguém que tenha chegado a pouco.
Como ocorre a transmissão do coronavírus?
O número de infectados tem aumentado diariamente, então a melhor coisa a fazer é entender quais são as formas de contágio para se prevenir. Veja como o coronavírus é transmitido:
- contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
- tosse;
- espirro;
- contato com secreções respiratórias.
Qualquer pessoa que se aproxime um metro de uma pessoa infectada corre o risco de ser contaminada com a infecção, da mesma forma ao tocar objetos ou superfícies contaminadas e levar a mão à boca, nariz ou olhos.
Quais cuidados que você ter para se proteger do coronavírus?
Confira principais ações que você deve ter no dia a dia para se proteger e começar a praticar agora mesmo, para manter a sua família saudável:
- lave as mãos frequentemente com sabão ou álcool;
- use máscaras de proteção principalmente em lugares públicos ou quando for falar com alguém;
- verifique sua temperatura regularmente, considera-se febre acima de 37,8°;
- fique em casa ou ao menos evite grandes multidões;
- nunca toque seu rosto com as mãos sujas;
- mantenha os ambientes ventilados;
- não compartilhe objetos de uso pessoal.
Fiquei resfriado, cuidados para se proteger do coronavírus
Como os sintomas são praticamente os mesmos de gripes ou resfriados, a prevenção também deve ser feita, porém com algumas particularidades. Confira algumas dicas sobre os cuidados necessários para se proteger do coronavírus e também para saber como proceder caso você ou algum familiar venha a ficar doente:
1- use máscaras de proteção em lugares públicos ou quando for conversar com alguém;
2- use lenços de papel ao tossir ou espirrar,e em seguida, jogue-os no lixo;
3- na falta dos lenços, cubra a boca e o nariz utilizando o braço;
4- evite cumprimentos com abraços, apertos de mão e beijos;
5- evite visitas e qualquer tipo de aproximação física caso esteja gripado;
6- limpe e desinfecte superfície e objetos tocados com frequência.
Mesmo sem haver tratamentos específicos para o vírus, a maioria das pessoas contaminadas evolui para a cura. Mas o tratamento para as doenças causadas pelo vírus, por enquanto, ainda é o de suporte, ou seja, o foco é tratar os sintomas da infecção, como a febre e a tosse.
Então, o que nós da Milium recomendamos é agir com consciência para juntos cessar essa pandemia. Agora que você já sabe como se prevenir do coronavírus, fique atento e aplique as ações de prevenção na sua rotina e da sua família!