Ter uma piscina em casa é uma delícia, não é mesmo? Você pode relaxar depois de um longo dia de trabalho, pode se divertir com as crianças ou aproveitar a piscina para fugir do calor. Ter uma piscina, contudo, não é só diversão não. Você sabia que até mesmo as piscinas de plástico precisam de manutenção? Confira como fazer a manutenção da piscina de plástico, para poder aproveitá-la muito mais o verão inteiro.
Onde instalar a piscina de plástico
Apesar da piscina de plástico exigir menos atenção que piscinas permanentes, elas também precisam de cuidados específicos e tudo começa pelo local de instalação. A piscina deve ser montada em uma superfície plana, como no gramado, em um deque de madeira ou em uma faixa de concreto.
Antes de montá-la, certifique-se de que não há pedras ou cascalhos no chão e forre o local com uma lona ou sacos de lixo abertos.
Depois de alguns dias usando a piscina, se a manutenção não for feita você vai perceber que a água começará a ficar turva e aos poucos um tipo de limo vai se formando no fundo. Isso significa que está na hora de limpar.
Manutenção da piscina de plástico
Para começar a limpeza da piscina de plástico você pode utilizar uma peneira para retirar a sujeira superficial que fica boiando na água, como insetos e folhas.
Logo em seguida, você pode limpar as bordas e laterais da piscina com uma esponja ou escova com cerdas macias. A escovação pode ser feita uma vez a cada dois dias, enquanto a piscina estiver montada. Isso vai evitar o acúmulo de sujeira e limo no fundo e nas laterais.
Como normalmente a piscina é montada em espaços externos, é recomendado que você cubra-a com uma lona ou capa protetora, enquanto não a estiver usando (principalmente durante a noite).
É recomendado também que adultos e crianças lavem os pés antes de entrar na piscina. Isso vai diminuir o acúmulo de pedrinhas e cascalhos e ajudará a manter a sua piscina limpinha por muito mais tempo.
Tratamento da água
Sabemos que é bastante comum utilizar a mesma água na piscina durante dias e semanas consecutivas, por isso, é importante tratá-la. Assim como em outros tipos de piscina, o tratamento da água evita a proliferação de mosquitos transmissores de doenças e também evita a proliferação de infecções e inflamações, como conjuntivite e dermatites.
A dosagem dos produtos que você vai utilizar para tratar a água vai depender do tamanho da sua piscina. Além disso, a frequência de uso também influencia. Para cada 1.000 litros de água você vai utilizar:
- 4 gramas de cloro granulado (ou 15ml de cloro líquido) 3 vezes por semana;
- 5 ml de algicida (para evitar a proliferação de algas) 1 vez por semana;
- 4 ml de clarificante a ser utilizado somente se a água ficar turva esverdeada.
Para piscinas de menor porte você pode utilizar pastilhas de cloro, que devem ser colocadas em um recipiente flutuante. Dessa forma o cloro será liberado de forma gradual. Já para piscinas com mais de 2.500 litros, é recomendada a utilização de um filtro. O ideal é ligá-lo por pelo menos três horas por dia.
Na hora de guardar a piscina de plástico
Quando você não for utilizar mais a piscina, é só desmontá-la e lavá-la com água e sabão, para eliminar qualquer sujeira que tenha se prendido ao plástico. É importante, contudo, não usar produtos solventes ou abrasivos.
Antes de guardar, deixe a piscina secando ao Sol ou seque-a com um pano. É imprescindível guardar a piscina em um lugar seco e sem umidade, para evitar o aparecimento de mofo no plástico. Se você ainda tem a caixa na qual ela veio, uma boa ideia é dobrá-la e guardá-la ali mesmo, deixando as parte de metal (se houverem) separadas.
Se você precisa de mais dicas ou está buscando a piscina ideal para você e sua família, é só passar na Milium! Você vai encontrar piscinas de diversos formatos e tamanhos, além de acessórios para limpeza e artigos para garantir a diversão de todo mundo neste verão. Venha conferir!