Como manter a casa organizada

13 de maio de 2016 Organização 0 Comments

O tempo é uma ferramenta cada vez mais escassa, valiosa e rara. Por isso,veja alguns truques de como manter a casa organizada e fazer arrumações cada vez mais rápidas

 Pode ser difícil encontrar tempo ou energia para manter a casa limpa e organizada em meio a todas as outras responsabilidades diárias. Mas, ter uma rotina com algumas tarefas básicas ajuda a manter tudo em ordem, sem muito esforço e sem deixar acumular para os finais de semana. Por isso, separamos algumas dicas de como organizar e manter a casa sempre arrumada.

  1. Arrume as camas

Fazer a cama é uma tarefa que requer menos de cinco minutos de atenção, mas que muitas vezes é deixada de lado. Entretanto, uma cama arrumada com um cobre leito ou cobertor cria um aspecto de limpeza, conforto e organização muito mais agradáveis.

  1. Lave a louça

O mesmo vale para as louças na pia. Não deixe acumular para lavar depois.

  1. Arrume a sala toda noite

Faça disto uma tarefa da família. Pegue cinco ou dez minutos para fazer uma varredura pela sala e colocar tudo de volta no local certo. Ficar deixando as coisas espalhadas é exatamente o que forma as montanhas de coisas bagunçadas.

 Menos é mais

Em todos os cômodos da sua casa faça uma análise minuciosa do que pode estar carregando o ambiente de informações. Muitos enfeites, coisas que poderiam estar guardadas em outro lugar. Enfim, olhe ao seu redor e retire tudo o que está em excesso sem medo. Você verá como isso deixará o ambiente mais leve.

  1. Cuidar da alimentação

De alguma maneira, há algo a se fazer todos os dias: preparar uma refeição, anotar o que está faltando na despensa para a próxima compra, tirar algum alimento do congelador, preparar algo com antecedência e congelar etc. Lembrando que é importante fazer um menu semanal, justamente para não ter que perder muito tempo com o assunto ao longo da semana.

  1. Guarde as roupas no lugar

Crie o hábito de dobrar e guardar as roupas no lugar e tenha um cesto para colocar a roupa suja. Nada de jogar as peças sobre a cama, sofá ou cadeiras. O mesmo vale para os calçados, que podem ser guardados em sapateiras. Manter o armário arrumado, além de ajudar na aparência e na organização da casa, vai otimizar seu tempo na hora de escolher uma roupa para sair.

  1. Lave uma carga de roupa todos os dias

Lavar uma carga de roupa todos os dias acrescenta apenas alguns minutos na sua rotina diária, mas quando você não tiver que gastar o seu fim de semana inteiro tentando se livrar de uma montanha de roupa suja, ficará feliz por ter usado aqueles minutos extras durante toda a semana.

 Cozinha

É importante tomar alguma providência com relação ao chão da cozinha diariamente, como varrer ou passar aspirador de pó. Se tiver um tempinho, passe um pano umedecido em água para limpar melhor ou use um esfregão nas partes mais difíceis.

  1. Faça a faxina pesada uma vez por semana

Isso inclui lavar banheiros e cozinha, tirar o pó, etc. Reúna a família para que todos ajudem e terminem mais rápido. Caso não seja possível realizar tudo em um dia só, divida os cômodos pelos dias da semana e limpe um por vez. Já as tarefas mais pesadas, como limpar ventiladores de teto, armários de cozinha e lustres você pode fazer uma vez por mês. Mantenha uma lista com os itens para não esquecer o que deve ser feito.

 Produtos de limpeza

Hoje em dia, existem produtos de limpeza muito potentes, que facilitam seu trabalho e evitam que você tenha que esfregar demasiadamente as superfícies e objetos até que fiquem limpos.

  1. Eletrodomésticos

Eletrodomésticos como aspirador de pó e vaporíssimo são uma mão na roda para quem não tem muito tempo para se dedicar às tarefas domésticas. Vale investir!