Aprenda a cuidar do jardim durante o outono

18 de março de 2016 Arquitetura 1 Comment

O outono é uma época bonita do ano, em que o Sol ainda aparece para dar cor aos dias, enquanto as folhas das árvores caem e o frio deixa as temperaturas mais amenas. Apesar de toda essa beleza, esse período é um tanto quanto difícil para as plantas, algo que pode prejudicar o seu jardim.

Isso porque o outono é mais seco e frio, baixando a umidade do ar e a disponibilidade de água no solo. Sendo assim, é preciso tomar alguns cuidados especiais de jardinagem para que suas plantas continuem saudáveis e embelezando a sua casa até a próxima estação.

Em prol da saúde

Em primeiro lugar, é necessário guardar as suas pás e esperar até a primavera para realizar mudanças de local ou plantio. Isso porque, durante o outono e inverno, grande parte das plantas para de gerar flores ou folhas, prejudicando o crescimento por falta de nutrientes — ou seja, pode ser que a sua roseira seque, por exemplo.

Por conta da dica anterior, também é aconselhável que a poda não aconteça. A exceção está em plantas de clima frio, como é o caso de ipês, cerejeira, camélias, bromélias e boca-de-leão.

Para ajudar a “alimentar” o jardim, o adubo orgânico é necessário. Com um rastelo, deixe a terra em volta das plantas bem fofa. Depois disso, com uma luva, coloque uma mão cheia de adubo aos pés da planta (isso para aquelas com cerca de 1,20 metro de altura) e misture bem o material ao solo.

Além de tudo isso, lembre-se de regar constantemente o seu jardim, por conta da falta de chuvas. Contudo, tome cuidado para não deixar o solo ensopado, pois o excesso de água (aliado ao clima frio) pode apodrecer a flora. E, caso você precise de ferramentas de jardinagem, visite a loja Milium mais próxima e escolha entre todas as ofertas.