Vitaminas de frutas saudáveis e fáceis de fazer

4 de março de 2016 Mais dicas 1 Comment

As frutas são fontes de fibras, minerais e vitaminas, que juntos contribuem com o bom funcionamento do organismo. Uma alternativa prática, rápida e que reúne vários tipos de frutas em uma mesma preparação são as vitaminas batidas no liquidificador. Essas misturas têm diversos nutrientes que se complementam, contribuindo para uma dieta balanceada e prevenção de diversas doenças.

O que diferencia a vitamina para o suco é a consistência mais cremosa e o uso de leite substituindo a água. Confira cinco opções de receitas, com ingredientes saudáveis e saborosos para você tomar no café da manhã ou substituir aquele lanche da tarde. Todas elas são preparadas da mesma forma, é só bater todos os ingredientes juntos no liquidificador.

1. Morango

O morango possui diversas vitaminas e é rico em benefícios. É antioxidante, previne gripes, infecções, o envelhecimento da pele e fortalece dentes e ossos. Além disso, protege o sistema nervoso, o digestivo, e evita reumatismo e problemas de pele.

Ingredientes

– 1 pote de iogurte natural

– 4 morangos picados

– 1/2 xícara de leite desnatado gelado

– 2 colheres (sopa) de açúcar

– 3 colheres (sopa) de farinha láctea

2. Banana

A banana é conhecida pelo seu alto teor de cálcio e potássio. Por ser extremamente benéfica aos praticantes de exercícios físicos, recebe o status de “alimento dos atletas”, já que ajuda na prevenção de câimbras e dores musculares.

Ingredientes:

– 2 bananas

– 200 ml de leite desnatado gelado

– 2 colheres (sopa) de açúcar

– 1 colher (sopa) de aveia

3. Abacaxi

O abacaxi é rico em nutrição, sendo uma excelente fonte de carboidratos, fibras alimentares, vitaminas e minerais. Ajuda na redução de inflamações e contribui para uma boa digestão, além de ser um aliado no emagrecimento.

Ingredientes:

– 1 xícara (chá) de abacaxi picado

– 2 xícaras (chá) de leite

– 2 colheres (sopa) de açúcar

– 1 colher (chá) de essência de baunilha

4. Mamão

O mamão é rico em vitaminas A, C, cálcio, ferro, potássio, minerais, carotenoides e fibras. Possui algumas propriedades medicinais e pode ser considerada uma fruta calmante, além de ser um ótimo remédio natural para prisão de ventre.

Ingredientes:

– 1/2 mamão papaya

– 200 ml de leite desnatado

– 1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar

– 1 colher (sopa) de farinha láctea

5. Melão e limão

O limão é uma das frutas mais refrescantes que há. Além disso, emagrece, melhora o sistema imunológico, reduz a acidez do sangue, entre outros benefícios.

O melão é uma fruta tropical muito consumida no verão. A grande quantidade de água presente na fruta, a torna uma excelente pedida para hidratação do corpo e também ajuda a desintoxicar o organismo, já que tem efeito diurético.

Ingredientes:

– 1/2 melão

– 250 ml de leite desnatado

– Suco de 2 limões ou mais conforme o gosto

– Açúcar a gosto

– Gelo

Você pode utilizar outras frutas, além das indicadas acima, e misturá-las, criando as vitaminas à seu gosto. Além disso, é possível adicionar legumes e folhas como: cenoura, couve, hortelã, espinafre, gengibre, entre outros.